sábado, 21 de fevereiro de 2009

FENÓMENO DAS NOVAS TECNOLOGIAS ATRAI CADA VEZ MAIS SÉNIORES PARA O MUNDO DOS COMPUTADORES



São cerca de 120, num universo de quase duas centenas, os alunos da Universidade Sénior Contemporânea (USC) que frequentam os diversos níveis da disciplina de Informática e de Internet desenvolvidos na nossa instituição. Estas duas disciplinas são, de longe, as matérias mais concorridas, à frente das disciplinas de Inglês e de Inteligência Emocional.
A que se deve este fenómeno? De acordo com o docente responsável por estas duas “cadeiras” e director pedagógico da USC, Professor Artur Santos “finalmente assistimos a uma consciência quase colectiva da franja de população sénior para as novas tecnologias”.
Para explicar a actual escolha dos seniores pela informática e internet este docente afirma que “os filho e os netos desempenharam um papel essencial para motivar os nosso alunos a inscreverem-se particularmente nestas disciplinas, já que a informática mas sobretudo a Internet permitem que haja mais assuntos para conversar entre pais e filho, avós e netos, assistindo desta forma a um maior diálogo geracional já os membros mais velhos da família conseguiram-se actualizar os seus conhecimentos mas sobretudo os seus comportamentos face às novas tecnologias”
Artur Santos salienta mesmo a oportunidade de conhecimento que as novas tecnologias proporcionam: “Ter o conhecimento na ponta dos dedos permite-nos que estejamos actualizados e logo mais atentos e conhecimento atrai conhecimento. Temos alunos que que já leram e-books completos via Internet”.
Mas não é só conhecimento que as novas tecnologias proporcionam: “apesar de afirmarmos que os nossos alunos são as pessoas mais ocupadas do mundo, com filhos, netos, aulas e actividades extra-curriculares, trabalhar com o computador permite-lhes ocupar tempos mortos, enviando e-mais para colegas, terem conversas em vídeo-conferência”.
Com mais este exemplo se prova que não há limites de idades para se manter actualizado e que as novas tecnologias podem ser mais um elo de aproximação entre gerações.

Nenhum comentário: