quinta-feira, 22 de maio de 2008

ANO LECTIVO 2007/2008 COMEÇA COM PASSEI CRUZEIRO ATÉ À RÉGUA

Passeio organizado a 19 de Outubro de 2007. De comboio até ao Peso da Régua e desta cidade transmontana até à cidade do Porto de Cruzeiro, num barco rabelo turístico, com vinho do Porto aperitivo e almoço a bordo.

Eram 8h 30 quando os cerca de 45 elementos que compunham o grupo da USC se reuniam no átrio da Estação de S. Bento para subir a bordo do comboio que levaria a excursão em direcção à cidade transmontana da Régua.

Numa viagem que durou sensivelmente duas horas foi possível vislumbrar a paisagem do rio Douro, pelas margens, à medida que a composição se abeirava do destino.

Passava pouco das 11h quando os alunos, acompanhados pelos directores da instituição, Artur Filipe dos Santos e Marta Loureiro desembarcaram com a guia do passeio, Vânia, de seu nome, em direcção ao cais do rio Douro em plena cidade da Régua, esperando já a garbosa embarcação, réplica de contornos turísticos do típico rabelo, que em tempos idos levou o famoso vinho do Porto do local onde era feito para os armazéns de Vila Nova de Gaia.

Iniciada a viagem rio abaixo, foi oferecido aos presentes um aperitivo regado a vinho do Porto, pois claro, a que seguiram momentos de descontracção e convívio no convés da embarcação.

O Sol ia alto, e as barrigas clamavam por um repasto que não tardou. No interior do barco foi servido um delicioso almoço, por todos apreciados e num momento em que nos aproximávamos a passos largos da barragem do Carrapatelo.

Fechados na inclusa da barragem do Carrapatelo, o nervoso miudinho surgiu, sobretudo naqueles alunos que experimentavam estas andanças pela primeira vez.

Ultrapassado o primeiro obstáculo criado pelo Homem no rio foi a vez de se servir a sobremesa e o tradicional café com digestivo, para alegria de todos, que aqui e acolá começavam já a contar histórias e anedotas próprias para quem está a passear.

Á medida em que se iam cantarolando canções do cancioneiro popular e tradicional português, nunca se perdia de

vista deslumbrante paisagem que o Douro nos oferece.

Eis-nos chegados à barragem de Crestuma e já não faltava muito para chegar à invicta cidade do Porto e, já ali tão perto, o cais junto ao Hotel Pestana, local onde terminou o primeiro passeio da Universidade Sénior Contemporânea no ano-lectivo 2007/2008.

Depois deste muitos se seguiram!

Nenhum comentário: