terça-feira, 27 de maio de 2008

EXPOSIÇÃO DESENVOLVIDA PELA USC NA CASA DA CULTURA DE PARANHOS JUNTA DOIS ALUNOS NA PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA


Na foto: Os Directos da USC, Dr. Artur Santos e Dra. Marta Loureiro, ladeados pelos autores das obras expostas

A Universidade Sénior Contemporânea apadrinhou a Exposição “Olhares a Cores”, dos alunos Porfírio Mendes da Silva e Tomé Afonso, mostra de fotografia que decorreu na Casa da Cultura de Paranhos entre os 26 e 31 de Maio.
Este evento fez parte do Programa de Iniciativas do III Aniversário da USC.

Dez horas da manhã. O tempo não convidava a saídas matinais. Lá fora a chuva caía em catadupa, forçando a atrasos imprevistos, provocados talvez por um trânsito que não se estava à espera.

Já se encontravam na sala de exposições da Casa da Cultura de Paranhos as estrelas do dia, Porfírio Mendes da Silva (nome "artístico" - Sokfikis) e Tomé Afonso (mais conhecido por A. Afonso), devidamente acompanhados pelos Directores da USC, Dra. Marta Loureiro dos Santos e Dr. Artur Santos, bem como pela responsável do espaço, a Dra Manuela.

Foram entrando os alunos que não resistiram a vir dar um abraço aos dois alunos que, como eles, fazem parte da família USC, ansiosos por conhecerem as preciosidades fotográficas de cada um dos personagens desta mostra.

No acto da inauguração desta exposição de fotografia estiveram cerca de 50 alunos da USC, com os discursos da praxe dos Directores e dos dois autores a abrirem a apresentação e um brinde regado a "Porto de Honra".

Durante quase uma hora Porfírio Mendes da Silva e Tomé Afonso foram "assolados" por perguntas sobre esta e aquela fotografia e solicitados a darem o seu autógrafo no programa da exposição. Umas verdadeiras celebridades!

Um Mundo, Uma Cidade. Duas Visões

Porfírio Mendes da Silva (84 anos) e Tomé Afonso (76 anos) representam o que de melhor se faz na fotografia em termos de qualidade a preto e branco e a cores respectivamente. Quem teve a oportunidade de ver a exposição de fotografia entre os dias 26 e 31 de Maio pôde vislumbrar em "Sokfikis" uma visão de realidades passadas em Macau, África, Londres, Estados Unidos, com a maior parte das películas desprovidas de cor, transpirando faces, geometrias e estados de alma adjacentes a uma personalidade vincada e experimentada como é a de Porfírio Mendes da Silva.

A. Afonso é um amante da Cidade do Porto e das visões ocultas que a Invicta tem para dar. Fazendo da máquina fotográfica uma "arma" certeira, Tomé Afonso apresenta-se como um fotógrafo pautado para estar no momento certo, à hora certa, para apanhar aquela luz, "a sombra na ponte" que faz a diferença nos artistas de lente em punho.

Durante o período que durou esta mostra que juntou dois alunos à volta de paredes cobertas por fotos de uma vida, foram muitas as pessoas, entre cidadãos do Porto e concretamente da freguesia de Paranhos, passando por gente de todas as outras cidades vizinhas, que tiveram a oportunidade de ficarem a conhecer estas duas figuras queridas da nossa Universidade Sénior Contemporânea.

E tudo leva a crer que esta exposição é apenas um início!

Boas fotos...

Nenhum comentário: